terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reinvindicação dos povos indígenas é atendida: criada Secretaria Nacional de Saúde Indígena

Presidente Lula assina decreto que cria Secretaria Nacional Especial de Saúde Indígena em cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Dia 19 de abril de 2010. O presidente Lula chegou à Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, um dos pontos mais distantes do País e centro de conflito entre comunidades indígenas e arrozeiros da região. No interior de uma escola, Lula e diversos ministros e o presidente da Funai, Márcio Meira, ouvem com atenção a série de reivindicações colocadas pelos caciques que representam as diversas etnias. Desconfiados, as lideranças pediam que o presidente Lula chancela os documentos para que os itens pudessem ser cobrados mais adiante.
Bem-humorado, Lula deu destaque a um dos pedidos: a criação da Secretaria Nacional Especial de Saúde Indígena. Naquela ocasião, Lula incumbiu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de levar adiante o pedido.
Dia 19 de outubro de 2010. No Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília, a um andar do gabinete de despacho do presidente Lula, acontecerá a cerimônia de assinatura do decreto que institui a Secretaria Nacional Especial de Saúde Indígena, reivindicada pelas lideranças indígenas em Roraima. O Blog do Planalto esteve no local para acompanhar os preparativos que antecede o evento. No local, lideranças indígenas e cidadãos ligados à causa do índio aguardam o momento do início das atividades.
Edmilson Canale, liderança do povo Terena, de Mato Grosso, está na primeira fila. Ao lado da mulher Simone, com a filha Iasmim, de 10 meses, no colo, ele aguarda o momento de ir ao púpito e fazer o discurso mostrando a narrativa sob a ótica do índio. Canale conversou com o Blog do Planalto com exclusividade. No salão contíguo, a liderança contou sobre a mobilização dos índios para tirar do papel o projeto da secretaria.
“É uma luta de muitos anos. Isso tem enorme importância para as comunidades indígenas”, afirmou.

Artigos relacionados

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

>