sábado, 14 de fevereiro de 2015

ALDEIA INDÍGENA DE LIMÃO VERDE (AQUIDAUANA): ESCOLA, COMUNIDADE E DESENVOLVIMENTO LOCAL UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM  BOSCO


WANDERLEY DIAS CARDOSO


Dissertação apresentada como exigência parcial para a obtenção do Título de Mestre em Desenvolvimento Local – Mestrado Acadêmico à Banca Examinadora, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Jacó Brand. 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO LOCAL - MESTRADO ACADÊMICO - CAMPO GRANDE 2004BANCA EXAMINADORA __________________________________________ Orientador - Prof. Dr. Antonio Jacó 


RESUMO 

Este trabalho procura analisar a comunidade Terena da aldeia Limão Verde, localizada no município de Aquidauana, em relação ao papel da Escola Lutuma Dias - instalada dentro da aldeia e que oferece a Educação Básica - frente ao etnodesenvolvimento. Busca saber se a escola tem capacitado a comunidade para a formulação de projetos próprios de desenvolvimento. Ele parte da análise de textos etnográficos que narram comportamento e ações dos Terena, bem como as políticas implantadas nessa comunidade. Mostra a trajetória Aruak-Guaná-Terena, como um povo que, onde valha a ideia de ter havido mudanças culturais ao longo de sua história, na assimilação dos valores que estão em torno destes, têm consciência de que é um Povo que precisa manter o que o identifica como Terena. Aponta o desafio de construir a escola indígena terena de Limão Verde, apoiado na trajetória do Povo Terena, na luta pela ampliação do território e voltada ao fortalecimento da comunidade local. 


PALAVRAS-CHAVE: Comunidade indígena. Educação escolar. Desenvolvimento local. 

LEIA O TRABALHO COMPLETO: 

http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7877-aldeia-indigena-de-limao-verde-escola-comunidade-e-desenvolvimento-local.pdf

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