domingo, 26 de abril de 2015

Primeira banda de percussão indígena emociona na festa do Dia do Índio
 
João Prestes
g
 
Ampliar
 
Ampliar
 
Surpresos e emocionados os moradores da Aldeia Bananal – localizada no distrito de Taunay, em Aquidauana - assistiram à primeira apresentação da Banda de Percussão Indígena da Escola Professor Domingos Veríssimo Marcos Mihin, no domingo dia 19, no encerramento da festa em comemoração ao Dia do Índio. O cacique Izaltino Demêncio chorou ao agradecer os quase 100 componentes da banda, que assim como seus pais também estavam muito comovidos.

“Um sonho muito antigo está sendo realizado. É a primeira banda indígena do Estado, um instrumento para oportunizar aos jovens uma opção saudável de lazer, também reforça o vínculo com a escola e a intenção é se transformar num poderoso veículo de divulgação da cultura terena que vai dar orgulho e elevar a autoestima de todos”, comemorou o diretor da Escola Domingos Veríssimo Marcos Mihin, Mauro Oliveira de Jesus.

A banda tem cerca de 100 componentes no momento, incluindo o corpo musical, corpo coreográfico, porta-estandartes e porta-bandeiras. Mas pode envolver todos os 170 alunos da escola (que ministra apenas o ensino médio) quando outro sonho for concretizado. Nessa primeira apresentação os instrumentos usados foram emprestados pelo maestro. “Estamos esperando a liberação de uma emenda do deputado Felipe Orro para comprar os instrumentos e fazer os uniformes. Aí será possível ampliar a banda”, conta o diretor.

A emenda, no valor de R$ 30 mil, foi reafirmada pelo deputado durante a festa na Aldeia Bananal. A previsão é de que os novos instrumentos e uniformes sejam comprados a tempo da banda participar do desfile em comemoração ao aniversário de Aquidauana, em agosto. “Vamos ter instrumentos como a flauta e coreografias que lembram a cultura indígena. O uniforme também terá desenhos terena e será nas cores vermelho, verde e preto, que são características dos terena”, explicou Mauro de Jesus.

Festividades

A festa na Aldeia Bananal atraiu cerca de 600 moradores e se prolongou por todo o domingo. Além de danças e apresentações culturais, teve almoço com churrasco e pucherada (sopa de mandioca e carne com osso), comida tradicional dos indígenas. O deputado Felipe Orro, acompanhado do vereador Mauro do Atlântico e do ex-vereador Raimundo Pinheiro, participaram do ato.

A aldeia Bananal integra o complexo de sete aldeias localizadas no distrito de Taunay, onde estão também as aldeias Imbirussu, Água Branca, Lagoinha, Morrinho, Ipegue e Colônia Nova. Vivem ali cerca de 7 mil indígenas. No Dia do Índio Felipe Orro também esteve na aldeia Limão Verde, localizada no município de Aquidauana mas fora do distrito de Taunay.
Assessoria de Comunicação Social

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

>