sábado, 5 de abril de 2008

Governo federal prevê construir 252 escolas em aldeias



Sábado, dia 05 de Abril de 2008 às 12:10hs



O governo federal deve priorizar a educação indígena em todo o país. Para isso o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação prevê a construção de 252 escolas nas aldeias brasileiras. Devem ser beneficiados 24 estados da federação. Os recursos, que somam R$ 80,2 milhões, foram empenhados no final de 2007 para serem utilizados neste ano.

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) projetou um modelo arquitetônico de escola para as aldeias, considerando-se o modo de vida indígena. O projeto prevê uma construção em formato oval, salas amplas que atendem turmas multisseriadas (um professor para várias séries), área grande de recreio, que também serve de refeitório e reuniões da comunidade, e cozinha.

Os sanitários ficam fora do prédio, para atender uma exigência cultural - em terrenos alagados, a escola pode ser uma palafita – mas, as prefeituras podem escolher um modelo de escola rural. O Mec também deve investir na formação de professores e na produção de material didático voltado às comunidades indígenas das diversas etnias existentes no Brasil.

Em 2007, foram construídas 12 escolas nesse modelo, nos estados de Mato Grosso do Sul, Acre, Paraíba, Pernambuco, Roraima e na Bahia.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

>