sábado, 10 de novembro de 2007

Mato Grosso do Sul terá representante indígena em Congresso Mundial


Quinta-feira, dia 08 de Novembro de 2007 às 18:50hs

O governador André Puccinelli recebeu hoje (8) a visita da jovem terena Denize Modesto Vicente, que será representante de Mato Grosso do Sul no III Congresso Mundial sobre os Direitos da Infância e da Adolescência, em Barcelona, entre os dias 14 e 18 de novembro.

É a primeira vez que uma adolescente sul-mato-grossense participa do evento. “É uma satisfação e um orgulho termos você como nossa representante. Desejo que aproveite bem o evento, divulgue nosso Estado e a cultura indígena”, ressaltou Puccinelli.

Denize Vicente foi indicada pela própria comunidade, a aldeia Água Bonita, onde é líder do projeto “Viva Menina”, realizado em parceria com o Ibiss.

eA jovem participa ativamente dos eventos juvenis e está inserida em discussões sérias como direitos humanos, gravidez na adolescência e DSTs/Aids. “O nosso grupo se reúne a cada 15 dias. São oportunidades em que repassamos informações e orientamos as adolescentes sobre esses assuntos”, explica. Ela também coordena um grupo de dança terena.

O convite para Mato Grosso do Sul participar do Congresso partiu do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão ligado à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Junto com Denize, viajam para Barcelona outros seis adolescentes dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amazonas e Distrito Federal.

Durante a visita, o governador pediu que a jovem leve para Barcelona uma bandeira de Mato Grosso do Sul e também folders de divulgação, além de propagar a cultura indígena presente no estado. Em Mato Grosso do Sul vivem cerca de 60 mil índios. André Puccinelli também presenteu Denize com 100 euros.

Denize viaja sozinha para Brasília na próxima segunda-feira (12), de onde sai com representantes do governo federal e os outros seis adolescentes para Barcelona. É a primeira vez que ela viaja sem os pais, Danilo da Silva e Maria de Jesus. “É uma grande responsabilidade para mim. Com certeza, vou aproveitar o máximo”, afirmou a jovem terena, que sonha em cursar uma universidade possivelmente na área de Enfermagem.


http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=116647

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

>