sábado, 25 de abril de 2009

Prefeito Fauzi avalia ações voltadas para os indios



Foto: Diego Cremonezi




Foto: Sirnay Moro


FM PÁN - Alex Mello

“Temos um amigo na prefeitura. Aquidauana está com a cara mudada”. A afirmação do vice-presidente da Associação que reúne os moradores da aldeia Buritizinho, Almiro Cardoso, reproduz o sentimento predominante nas aldeias do município, quase ao final do quarto mês do mandato do prefeito Fauzi Suleiman.

“Até pouco tempo tínhamos muito pouco a comemorar, nestas ocasiões. Agora temos um governo que tem olhado para o índio”, disse o cacique Antonio os Santos, o Antonio do Limão, no encerramento das atividades alusivas ao índio. Antonio estava pensando na série de ações desenvolvidas por algumas gerências do governo municipal e nos projetos anunciados para as comunidades indígenas.

Em vinte e dois dias a Gerência de Obras desenvolveu serviços de cascalhamento e patrolamento nas aldeias Imbirussu, Morrinho Água Branca, São José, Lagoinha, Bananal, Ipegue, Jaraguá e Colônia Nova. Foram utilizados nesta frente 1 trator de esteira, uma pá carregadeira, dois patrols, dois caminhões toco, dois caminhões trucks, uma carreta e 2780 caminhões de cascalho.

O Prefeito Fauzi Suleiman aproveitou a presença nas aldeias para anunciar uma série de projetos voltados para as comunidades indígenas da região. Através de parceria entre o município, Governo do Estado e Governo Federal 170 residências serão construídas, obedecendo a seguinte distribuição: 45 na aldeia Bananal, 45 no Ypegue, 40 na Água Branca, 20 no Morrinhos e 20 no Imbirussú.

A produção agrícola dos terena está sendo beneficiada com a oferta de sementes e preparação da terra, serviços da Gerência de Produção. Neste área o prefeito Fauzi Suleiman anunciou que em breve serão entregues patrulhas agrícolas para todas as aldeias e distritos de Aquidauana. O escoamento da safra também está sendo facilitado, com o melhoramento das estradas vicinais.

Outras medidas que estão repercutindo no meio das comunidades indígenas são a valorização do seu artesanato , através de projetos da Fundação de Cultura e a construção de um espaço específico, na forma de Oca, na Estação Ferroviária, para a venda de produtos. Não bastassem essas iniciativas o governo municipal anunciou a construção de um Monumento ao Povo Terena, na Praça dos Estudantes, na forma de uma índia terena.

Com essas e outras ações o governo municipal demonstra direcionar um olhar amoroso e de respeito ao povo terena. “Quero que os terena construam seu futuro e destino. Para nós é um orgulho tê-los em nossa história” disse Fauzi, ao fazer um balanço das ações efetuadas até aqui. “Nossas aldeias precisam ser fortalecidas e precisamos melhorar a auto estima de nossos índios”, finalizou, dando como exemplo da força da motivação o elevado número de jovens terena que passaram, este ano, no vestibular da Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

>