terça-feira, 23 de setembro de 2008

Líderes indígenas falam na Câmara sobre ação a ser julgada amanhã no STF

Da Agência Brasil


Brasília - Líderes do povo Pataxó Hã Hã Hãe, no sul da Bahia, dão entrevista coletiva hoje (23) na Câmara dos Deputados sobre a expectativa com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga amanhã (24) a ação ACO 312-BA, que pede a nulidade de títulos de propriedade de terra concedidos a fazendeiros que ocupam o território dos índios.

Os líderes vão denunciar também a violência que o povo sofreu nos últimos 26 anos, tempo em que tramitou a ação no STF. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), cerca de 200 representantes dos povos Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá (Bahia), Xakriabá (Minas Gerais) e Makuxi (Roraima) acompanham a entrevista, iniciativa da Comissão de Legislação Participativa.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Fauzi derrota grupo de Felipe e Odilon na aldeia Lagoinha


O candidato apoiado por Fauzi a cacique, na aldeia Lagoinha, Alceri Marques Gabriel, venceu o candidato de Felipe Orro no último sábado, dia 06/09, numa eleição para cacique daquela Comunidade.

Alceri Marques Gabriel venceu seu opositor Laucídio Marques, apoiado por Felipe Orro e Odilon Ribeiro, em uma eleição que o grupo do atual prefeito dava como favas contadas a vitória de Laucídio. Segundo informações o grupo de Orro teria o controle de tudo nas aldeias, todavia não foi isto que se viu.

Após a eleição, Alceri Marques afirmou. “Demos uma lição naqueles que pensam que controlam a consciência das comunidades indígenas. Somos um povo livre, foi-se o tempo em que o branco botava-nos cabrestos. Sabemos o que é melhor para nossos filhos. O Fauzi foi decisivo na minha eleição. Seu pedido para que a comunidade votasse em mim foi atendido, agora vou retribuir pedindo para a comunidade votar no 15” , comentou o novo cacique.

Fauzi comentou a vitória de Alceri. “Mais do que nunca a vitória do Alceri desmente meus adversários. Nas aldeias também o 15, o Fauzi e o Vanildo, vencem as eleições e o povo de Aquidauana não vai se deixar enganar com afirmações que os fatos desmontam a cada dia. Lá nas aldeias e nos distritos estamos vencendo as eleições, assim como aqui na sede do Município, agora é Fauzi, é 15” , concluiu o candidato.

Alguns analistas entenderam que a eleição de Alceri é um sinal de que as comunidades indígenas aderiram também aos ventos das mudanças na política aquidauanense. O fato de Fauzi ter feito campanha para eleição de Alceri a cacique, foi à garantia de sua influência junto às comunidades indígenas.



Fonte: Assessoria

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Fauzi e comunidade Terena vão caminhar juntos



No último final de semana, o candidato a prefeito de Aquidauana, Fauzi (PMDB), esteve visitando as aldeias indígenas da região de Taunay. Durante o encontro de Fauzi com lideranças e a comunidade, foram discutidos assuntos que vão pautar o desenvolvimento do povo Terena a partir de 2009.

O candidato da coligação “Aquidauana tem futuro” Fauzi falou da preocupação com o povo Terena, “conversamos com a Nação Terena a respeito de nossas propostas para aquela comunidade, com as mulheres discutimos sobre a produção e venda do artesanato, saúde, geração de renda e apoio à cultura. Com os jovens falamos sobre a educação, projetos de inclusão social, geração de empregos, esporte e lazer”.

Com lideranças apresentou propostas para melhorar a qualidade de vida da população, implementar a produção agrícola, o modo de organização dos Terenas, políticas públicas e outros assuntos levantados pela própria comunidade. “Estou convencido de que a Nação Terena de Aquidauana está atenta e se preparando para o voto consciente, eles também querem Fauzi - 15, na prefeitura. Fiz um compromisso político com eles que estaremos juntos na prefeitura a partir de janeiro de 2009”, declarou Fauzi.

Junto com o candidato a vice, Vanildo Neves, Fauzi vem propondo ações e serviços que possam definitivamente mudar Aquidauana transformando o município no status de ‘lugar das oportunidades e do progresso’. “Estamos confiantes de que é possível isso, temos o apoio do governador do Estado, André Puccinelli, do senador Delcídio, relator do orçamento da União e da maioria dos políticos do Estado que querem nos ajudar para que Aquidauana possa seguir rumo ao desenvolvimento”, conclui Fauzi.

Confira mais detalhes do candidato pelo endereço eletrônico www.fauzi15.can.br

>