Atendendo solicitação do vereador petista Cipriano Mendes Costa, a Câmara Municipal de Aquidauana realizou a 1ª sessão ordinária itinerante deste período legislativo na quadra de esportes da escola Marcolino Lili, na aldeia indígena Lagoinha, localizada no distrito de Taunay, em comemoração ao Dia do índio.
A sessão na aldeia, atendeu o projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora, marcando assim esta nova política adotada pela presidência que tem á frente o vereador Antonio da Coeso do PSB.
A sessão foi realizada com a presença dos vereadores, Antonio da Coeso (Presidente), Clézio Fialho (vice-presidente), Eulálio Abel Barbosa (1º secretário), Vicente Gaeta (2º secretário), Corrêa Filho e o vereador Cipriano Mendes.
O vice-prefeito de Aquidauana Vanildo Neves representou o prefeito Fauzi Suleiman ao lado do Coordenador Especial de Assuntos Indígenas, Célio Terena. Na mesa de autoridades a presença do cacique da Aldeia Lagoinha Alceri Marques. Na abertura da sessão aconteceu uma apresentação cultural com alunos da Escola Marcolino Lili.
No aparte especial, usaram da palavra os caciques Waldomiro Francisco (Aldeia Água Branca); Carlos Hortêncio (Aldeia Bananal); Jurandir Lemos (Aldeia Imbirussu), Alceri Marques (Aldeia Lagoinha) e Ramiro Luiz Mendes (Aldeia Ipegue). Todos eles agradeceram a presença dos vereadores e a honra de sediar a sessão itinerante na aldeia, solicitando do presidente Antonio da Coeso, outras sessões no decorrer dessa legislatura. Os líderes enalteceram as ações da Prefeitura nas aldeias e cobraram mais investimentos, na saúde, educação e lazer.
Nas explicações pessoais o vereador Cipriano Mendes agradeceu ao presidente Antonio da Coeso pela sessão itinerante, lembrando que em tempos passados essa prática era somente em final de mandato, com objetivo único de angariar votos para reeleição. “A Câmara vive hoje um grande momento. Com a renovação através das urnas estamos empregando um sistema moderno, onde o poder legislativo vai de encontro á população, buscando atender os anseios da comunidade em geral”, enfatizou Cipriano Mendes.
O vereador Corrêa Filho elogiado pelas indicações que solicita a mudança da sede regional da FUNAI para Aquidauana e pelo trevo na BR 262 acesso ao Distrito de Taunay disse que “novos ventos estão soprando nas aldeias”, fazendo referência aos benefícios que a região está recebendo do prefeito Fauzi Suleiman e também pela nova mentalidade da Câmara, sob a orientação do presidente Antonio da Coeso. Destacou a necessidade do apoio da comunidade indígena às suas indicações encaminhadas ao DNITT e a FUNAI.
O vereador Vicente Gaeta também se reportou sobre suas indicações que vai beneficiar todas as aldeias indígenas, com 10 tratores para o plantio e 10 ambulâncias. Colocou-se á disposição de todos para lutar em benefício da coletividade.
Já o vereador Eulálio Abel Barbosa agradeceu o apoio recebido nas eleições e disse que seu estreito relacionamento com os indígenas existe há mais de 30 anos, através do hospital ruralista de Aquidauana, “quero continuar com o propósito de ajudar essa comunidade, temos o dever de defender essas famílias e trazer os benefícios que todos esperam da classe política”, concluiu.
O vice-presidente Clézio Fialho, disse que a educação é o caminho para o desenvolvimento de todo povo brasileiro, “por isso, temos que empenhar nosso apoio nessa reivindicação”. Disse que vai fazer gestão junto ao deputado Paulo Duarte para construir o alambrado em volta do campo de futebol da aldeia, promover junto com a comunidade uma grande cruzada evangélica nas aldeias, atendendo solicitação do cacique Alceri Marques.
Em seguida falou o vice-prefeito, Vanildo Neves Barbosa que levou o abraço do prefeito Fauzi a todas as famílias, parabenizou a câmara pela realização da sessão itinerante e finalizou dizendo que tanto o prefeito Fauzi como a Câmara na pessoa do presidente Antonio da Coeso nutrem um carinho e respeito muito grande pelos irmãos indígenas.
Antes de encerrar, o presidente Antonio da Coeso, expressou felicidade pela realização da sessão. ”Este contato direto com a comunidade indígena é de fundamental importância para o encaminhamento ao executivo das necessidades dos nossos irmãos indígenas”.
Antonio da Coeso ressaltou a harmonia que vive os poderes executivo e legislativo, mantendo o respeito constitucional, o que gera grandes benefícios para o município. “Com dialogo e responsabilidade vamos vencer os desafios e fomentar o desenvolvimento da Princesa do Sul”, encerrou.
Fotos: Marcos Quinhones