Vestibular indígena tem questões de línguas nativas
Em São Paulo
Devido à greve dos funcionários dos Correios, o prazo para inscrições ao vestibular dos povos indígenas no Paraná foi prorrogado até o dia 28 de setembro. As inscrições encerrariam na última sexta-feira, dia 21.
Além das tradicionais disciplinas conhecidas por estudantes do ensino médio, as provas deste vestibular também terão questões de interpretação de textos nas línguas indígenas guarani e kaingang.
O processo seletivo é coordenado pela coordenado pela Cuia (Comissão Universidade para os Índios), e tem a participação das universidades estaduais do Paraná (veja lista abaixo) e da Ufpr (Universidade Federal do Paraná). O objetivo é ofertar seis vagas em cada curso das estaduais apenas para indígenas brasileiros. A Ufpr vai oferecer sete vagas por curso.
As fichas podem ser preenchidas nas secretarias das universidades participantes.
Avaliações
A data das provas permanece nos dias 16 e 17 de dezembro. Elas serão aplicadas na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), respeitando o rodízio estabelecido entre as instituições de ensino superior do Paraná. O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro e os indíos aprovados escolherão o curso em que pretendem cursar.O sistema de reserva de vagas para estudantes indígenas existe no Paraná desde 2002, um ano depois de criada a Lei Estadual 13.134, que garante o direito dos índios às cotas. O sistema também é adotado, de diferentes formas, nas universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Curitiba, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.
Universidades estaduais participantes:
Fonte: UOL Notícias
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2007/09/27/ult798u20458.jhtm